segunda-feira, 30 de junho de 2014

10 coisas que não se deve dizer a uma grávida!

Olá,
hoje decidi partilhar com vocês algumas coisas que acho que não devem ser ditas quando estamos grávidas. Não por maldade, mas nesta fase, em que a sensibilidade está à flor da pele, tudo que seja mal interpretado deixa-nos num estado... Bom, falo por mim, muitas vezes dizem-me coisas que me deixam dias a pensar, a nossa auto-estima não é a melhor, e tudo o que nos dizem fica registado. E por isso, há uma lista de 10 principais coisas que não se deve dizer a uma mulher grávida. Tal como disse, na maioria das vezes as pessoas dizem-no com boa intenção, mas a interpretação não é a desejada.

1. "Agora estás com cara de mãe."
Isto quer dizer o quê? Que tenho cara cansada, inchada, com olheiras? O ideal é elogiar o que há de bom como: "estás mais bonita com um brilho nos olhos..."

2. "Estás inchada!"
Penso que toda a gente sabe a interpretação que tiramos desta pequena frase.

3. "Estás de quanto tempo, 6 meses?"
Nunca tentem adivinhar o tempo de gestação! Se a grávida estiver no inicio vai sentir-se obesa, e se estiver no fim, vai ficar paranóica a achar que o bebé é pequeno.

4. "Nunca vi uma barriga tão grande."
Estou sempre a ouvir isso, mas sabem o que entendo: "Estás mesmo gorda e enorme, nunca vi nada igual". Todas as grávidas querem estar magras e só com a barriga.

5. "Quantos quilos já engordaste?"
Não merece resposta, não passo a vida a perguntar-vos quantos quilos engordaram pois não?

6. "Podes comer/beber isso?"
Pergunta inevitável, é óbvio que sabemos o que podemos comer, a pergunta adequa-se só se eu comer sabão, papel, cimento, detergente...

7. "A tua gravidez foi planeada?"
Seja qual for o motivo da pergunta, não perguntem...

8. "Posso pôr a mão na tua barriga?"
Quando a pessoa é desconhecida, é inconveniente.

9. "Aproveita para dormir muito agora, porque depois..."
Dá impressão que toda a gente está a adivinhar o futuro, os bebés são todos diferentes. E se estiverem no fim do tempo, como eu, já não há dormir muito.

10. "Conheço uma pessoa que perdeu o filho no parto." (Ou qualquer outra história triste)
Estas pessoas perdem a oportunidade de estarem caladinhas.

Por isso, cuidado com o que dizem às grávidas, a não ser que as queiram ver com as garras de fora :)


Beijinhos e pontapés,
Carla Salgado


Nenhum comentário: