sábado, 21 de junho de 2014

#34 semanas

Olá,
e mais semanas se estão a passar, já lá vão 34 semanas. Cada vez falta menos tempo para o Francisco estar cá fora, e cada vez sinto mais ansiedade de o ter nos meus braços. Ansiedade e medo, como vai ser quando ele cá estiver? Eu sei que o instinto maternal irá surgir rapidamente, mas não consigo deixar de ter medo de não ser capaz de fazer tudo aquilo que tenho de fazer. 
Ora bem, nestas 34 semanas, o meu bebé já tem os pulmões desenvolvidos, está preparado para vir cá para fora, mas é bom que se mantenha lá por mais algumas semanas para ganhar mais um bocadinho de peso. O sistema nervoso continua também amadurecendo, já o da mãe continua a aumentar.
Ao longo do tempo fui apercebendo-me de movimentos um tanto ao quanto estranhos, que pensei que eram pontapés sempre seguidos, mas não, são os soluços, ele soluça o tempo todo, é um movimento involuntário do diafragma. No fundo é uma boa noticia, pois significa que o sistema nervoso dele apesar de amadurecido está completamente desenvolvido.
Quanto a mim, as quedas de pressão, a sensação de desmaio e tontura são sintomas normais nesta fase, o calor é o mais frequente, apesar de nestes últimos dias estar com sorte que o calor deixou-nos um bocadinho em paz. Levantar-se rápido e passar muito tempo sem comer são outros factores que causam mau estar. E acreditem, que não é um mau estar leve. Estar deitada de barriga para cima, é também um pouco incomodativo pois o peso do bebé pressiona as veias e faz o coração mudar de ritmo, à já algumas semanas que não consigo estar sequer nessa posição, passando a maior parte do tempo deitada de lado. As noites começaram a ser mais complicadas para dormir, devido à pressão do bebé. O aumento do cansaço é também normal nesta fase.

Ainda não tenho nenhuma foto da minha barriga nas 34 semanas, mas assim que a tiver vou colocar cá.

Beijinhos e pontapés, 
Carla Salgado

Nenhum comentário: