domingo, 6 de julho de 2014

Nono mês de gravidez.

Olá, 
já entrei nas 36 semanas, ou seja, o nono mês de gravidez. O parto é iminente e isso sente-se mais do que nunca nesta fase. Começa-se a sentir dores lombares e os movimentos ficam mais limitados e difíceis. O bebé está mais para baixo e os ligamentos na bacia estão extremamente elásticos. Além dos sinais físicos existe também uma alteração no humor, ficar mais calma e concentrada, ou então desenvolver um estado de ansiedade que desperta o forte desejo de preparar tudo. 
Neste período poderá ocorrer o desprendimento do tampão mucoso ou a perda de liquido amniótico antes de começarem as contracções de parto. É uma boa altura para conversar com o bebé, o contacto e a união trará mais confiança no caminho conjunto ao parto que está prestes a chegar.

36º a 40º semana
Nestas últimas semanas o espaço que a criança tem ficou mais pequeno e assim ele vai mexer-se menos. O bebé dispõe agora de uma consciência nítida, graças ao aumento intenso da actividade cerebral e a sua capacidade de visão melhora progressivamente. Os seus órgãos estão totalmente formados, o sistema imunológico está suficientemente forte para poder protegê-lo após o parto e os pulmões estão prontos para a sua primeira respiração. Uma criança totalmente amadurecida tem um comprimento médio de 51 cm e pesa 3,300 gramas.

Agora, é só esperar que o Francisco se sinta pronto para se juntar a nós, estamos todos à tua espera!



Beijinhos e pontapés,
Carla Salgado

Nenhum comentário: