segunda-feira, 28 de julho de 2014

Perder barriga no pós parto

Todas as mulheres que foram mães, passaram, certamente, pelo mesmo dilema que estou a passar agora. Olhar ao espelho e ver como ficou feia a nossa barriga, as estrias, as gordurinhas a mais, e para quem tem aquele risco preto, são marcas que apesar de valerem a pena, nos deixam tão triste. Sempre fui gordinha, sempre tive barriga mas nunca nada em excessivo, nada como agora. Engordei 11 kg na gravidez, e para já só perdi seis. Apesar de todas as circunstâncias, não é nada mau, não estou a amamentar, por isso tenho mais facilidade de perder peso. Isto, se, tiver força de vontade, sou muito preguiçosa, e é um enorme esforço iniciar uma dieta, quanto mais exercício físico. 
Mas, pensando bem em todas as coisas, a barriga demora nove meses para crescer, logo é justo que demore outros nove para desaparecer, será assim? Esperemos que não. Quando é feito parto normal, como no meu caso, a barriga demora mais ou menos até começar ir ao sitio, isto é, claro, com algum esforço alimentar. É, também, importante esperar um mês para iniciarmos qualquer tipo de exercício físico mais intensivo pois é o tempo que demora até o útero a ir ao lugar, pois caso contrário, pode causar problemas como o de "bexiga acida".
Vou deixar aqui alguns conselhos que acho importante serem seguidos à regra, para perdermos os quilinhos a mais, tanto no pós parto, como noutra qualquer altura. Sinceramente, não sou a melhor pessoa para aconselhar sobre dietas, sou a mais preguiçosa de todas.

- Exercício físico moderado
Começar por fazer algum tipo de exercício por muito leve que seja. A sua prática é tão importante como a alimentação e ajuda a queimar calorias, a tonificar os músculos e libertar o stress. Nas primeiras semanas que se inicia, não importa a modalidade, desde que o sangue comece a bombear. Correr, natação, caminhada, tudo serve. O exercício abdominal também é muito importante. Na primeira semana os únicos resultados visíveis são a perda da dilatação da barriga. A dilatação não é gordura abdominal, mas sim retenção de líquidos e inchaço de alergias alimentares. 

- Beber água
Deve-se distribuir a ingestão de água ao longo do dia. O ideal é beber 1,5 litros por dia, podendo ser distribuído com um copo ao acordar, um ou dois copos ao longo da manhã, um copo antes do almoço, dois copos durante a tarde, um copos antes de jantar e um copo antes de dormir. A recomendação usual é tomar cerca de oito copos de água por dia.

- Alimentos integrais
Optar por massas, bolachas, cereais e pão integral é o ideal. A farinha branca é pobre em fibras e nutrientes e pode causar inchaço abdominal. Além dos alimentos integrais serem mais completos enchem mais o estômago e têm menos calorias.

- Chás digestivos
Uma infusão com certos tipos de erva pode ajudar a digestão.

- Dormir bem
Se não dormirmos bem entre seis a oito horas por noite, teremos mais dificuldades em nos mantermos acordados e bem dispostos durante o dia. A falta de sono engorda pois aumenta o apetite.

Por isso, não sejam como eu, preguiçosas, pratiquem exercício, bebam água, comam alimentos integrais, muito chá e durmam bem. E, nunca se esqueçam que o sexo também ajuda a perder calorias, e é um excelente exercício fisico.


Nenhum comentário: