domingo, 17 de agosto de 2014

Os pais também sofrem de depressão pós-parto?

A depressão pós-parto é uma condição típica nas mulheres. Aliás, é uma situação muito importante de se tratar após o nascimento de um bebé. No entanto, a depressão pós-parto não é um problema exclusivamente feminino, também pode afectar homens.
Há estudos que demonstram que a depressão pode atingir até cerca de vinte por cento dos pais no primeiro ano de vida do bebé. Quando o casal enfrenta problemas conjugais esta percentagem pode aumentar consideravelmente. Os pais estão mais propícios a sofrer de depressão, antes ou após o nascimento do bebé, quando as suas companheiras sofrem desta doença.
A dedicação excessiva da mulher ao bebé e a inconsciente má gestão do tempo do casal pode afastar o companheiro e o fazê-lo sentir-se distante e excluído da família. Cada pai é um só, podendo reagir de forma diferente dos outros pais:

  • os que se sentem desvalorizados em casa;
  • os que se isolam por se sentirem desprezados;
  • aqueles que sentem medo de ser abandonados;
  • aqueles que se tornam mais participativos nas tarefas domésticas e nos cuidados com o filho.
Geralmente o homem não tem tanta felicidade em demonstrar os seus sentimentos. Pode ser dificil perceber se um homem está mais fragilizado, o que pode dificultar o diagnóstico e o tratamento de uma possível depressão pós-parto.
Os sintomas da depressão paterna incluem sentimento de tristeza, perda de interesse, problemas de sono e falta de apetite. Casos mais sérios podem envolver também irritabilidade e o afastamento da família. 
A depressão, quer atinja a mãe, ou o pai, pode trazer consequências para as crianças (principalmente se tiver filhos mais velhos). Por este motivo é muito importante estar atento não só à mãe como ao pai, de forma a detectar possíveis sinais e procurar ajuda médica.

Nenhum comentário: