segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Verão durante e após a Gravidez!

Muitos são os especialistas que não aconselham apanhar sol durante as horas em que os raios ultravioletas estão mais fortes, e o mesmo conselho serve para as mulheres que estão grávidas, que nessa fase têm de ter ainda mais atenção ao sol, como à sua pele. Tal como bronzearem-se, seja à luz do sol ou artificialmente. Apesar de bonito, o bronzeado está exposto aos raios ultravioletas e mesmo com protectores solares não está cem por cento protegido, sendo que intensificam o envelhecimento da pele e aumenta o risco de cancro. 
No caso das gestantes, a pele está ainda mais sensível e susceptível a queimaduras, devido ao maior número de estrogénio que aceleram a pigmentação da pele. Há também o risco de aparecerem manchas que nem sempre podem ser removidas depois do parto. 
Outro ponto negativo da exposição ao sol por muito tempo, é o risco de uma desidratação, algo muito mau, tanto para a mãe, como para o bebé.
Os auto bronzeadores são uma boa forma de se manterem morenas, mas não esquecer de primeiramente colocar num pouco de pele para perceber se existe uma reacção alérgica. Para aproveitar bem o Verão, nada melhor do que fazer caminhadas ou relaxar ao ar livre, só e apenas aproveitando o sol do inicio da manhã, e no fim de tarde, mantendo-se sempre muito bem hidratada com água, e/ou também sumos naturais.

Pós-parto
Muitas são as mulheres que após o nascimento do bebé, descuidam-se completamente do seu aspecto físico, visto que todas as atenções estão centradas no recém-nascido. Passam por um longo processo de adaptação que inclui dificuldades psicológicas e desconfortos físicos, que podem prolongar-se de seis semanas a seis meses. Relativamente ao Verão, as mães que tiveram uma cesariana, não devem apanhar sol no local onde a mesma foi feita pois a cicatriz pode escurecer e nunca mais clarear. Para as mães que dão de amamentar, podem apanhar sol, apenas durante quinze minutos por dia evitando o sol das dez horas até às quinze horas.
Muitas mulheres, pensam que, uma boa alternativa para disfarçar as estrias é bronzear a pele. É errado. Apanhar sol nas estrias apenas as vai deixar mais visíveis, e sobre as avermelhadas pode causar manchas. As estrias que são mais recentes podem ficar ainda mais vermelhas devido à dilatação dos vasos. Já as que são mais antigas, conforme a pele fica bronzeada, elas permanecem da mesma cor.
O ideal é aplicar o protector indicado para o tipo de pele com factor maior que trinta e, de preferência,
resistente à água. As melhores dicas para a prevenção das estrias, passam essencialmente por hidratar a pele sempre com sabonetes hidratantes, óleos durante o banho e cremes depois do banho. Ingerir bastante líquidos ao longo do dia, evitar dois banhos por dia para não ressecar a pele e sempre tomar banhos mornos. Para as futuras mamas, atenção com o peso: o ideal é não ultrapassar o ganho de doze quilos até ao final da gravidez.

Nenhum comentário: