domingo, 3 de agosto de 2014

Vida sexual pós parto.

Após o parto, a sexualidade continua a ser um aspecto de grande importância na vida de um casal. A vida do casal está toda concentrada no bebé, as modificações no corpo, entre outros factores levam a uma mudança no padrão de comportamento sexual do casal. 
Os factores psicológicos são de fundamental importância na dinâmica do casal que acaba de ter um bebé.

Muitas mães transferem para o recém-nascido todas as suas necessidades e vivências, perdendo o interesse pelo parceiro. O quarto trimestre pós-parto, pode ser o mais desorganizado para a vida do casal. Seis meses é o período de tempo que leva a melhor a retornar às condições físicas, hormonais e psicológicas. 




Alterações físicas
A vagina fica mais seca e com dificuldade de lubrificação, os pontos doem, a barriga fica mais flácida, o peso acima do normal, os seios para além da produção de leite estão mais sensíveis. Durante a fase de amamentação, existe uma baixa produção de estrogénio, o que interfere negativamente sobre a sexualidade nesta fase. Os aspectos emocionais podem também levar a bloqueios sexuais no pós-parto.
Aproximadamente um ano após o parto, a grande maioria dos casais deveria apresentar uma frequência sexual igual à do período pré-grávido. Infelizmente, inúmeros factores sociais e emocionais negativos, associados à dificuldade do casal moderno em administrar crises, acabam por provocar ou manter a inadequação sexual, tornando-se um distúrbio sexual e conjugal "crónico".

Quanto tempo esperar para ter relações sexuais? 
Um mês, a maioria dos médicos recomendam que as mulheres aguardem entre quatro a seis semanas. Os vasos do útero onde antes ficava a placenta estão abertos, e há risco de contaminação e infecção. O atrito do pénis durante a penetração também causa dor. O sexo deve começar devagar e gradualmente.

O tipo de parto também influencia na hora de voltar ao sexo após o nascimento do bebé. Cesarianas, que são mais invasivas que o parto normal, tendem a retardar o período de abstinência sexual, mas mesmo o parto normal não traz garantias.

Em geral, se a mulher sofrer um corte ou laceração na região períneo -  que fica entre a vagina e o ânus - durante o parto normal também pode prejudicar a retomada das actividades sexuais.
Apenas dez por cento das mulheres passam por um parto normal sem sofrer lesões no períneo. 
Naturalmente, para evitar uma outra gravidez em um curto espaço de tempo, os métodos contraceptivos devem ser mantidos normalmente, seja preservativo, a pílula, entre outros. É importante que o casal converse sobre os possíveis problemas que o parto traz para a vida sexual de ambos, dessa forma não haverá desentendimentos.

Nenhum comentário: