segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Alimentos que não devemos combinar!

A alimentação é a maneira que temos de oferecer ao organismo todos os nutrientes necessários para a nossa sobrevivência e, claro, manter uma vida plena e saudável.
Na hora de comer, é muito importante que saibamos escolher os alimentos que combinaremos pois nem todos os alimentos têm a propriedade de se misturarem entre eles. Quando a combinação não é feita da maneira correta, os resultados são muito prejudiciais, pois essas misturas podem causar reacções adversas no organismo. 

Quais os alimentos que não devemos combinar?

Espinafre e queijo
O espinafre contém uma substância chamada de oxalto que impede que o organismo absorva o cálcio de maneira correta, por isso, não é conveniente misturar o espinafre com o queijo e outros derivados lácteos.

Líquidos e refeições
É importante sabermos tomar muito liquido enquanto comemos, não é muito recomendável pois a digestão torna-se mais lenta e isso prejudica a saúde. As pessoas que não conseguem comer sem tomar algo podem tentar reduzir ao máximo essa combinação perigosa.

Açúcar
É preciso evitar a qualquer custo a adição de açúcar a qualquer alimento, principalmente aqueles que já são doces, afinal, dessa forma, aumentaremos de forma prejudicial o número de calorias que o organismo precisa assimilar. 

Alimentos ricos em magnésio e refrigerantes
Os cereais e todos os alimentos que contêm magnésio jamais devem ser combinados com refrigerantes, pois esses contêm fosfatos que impedem que o magnésio seja absorvido de maneira correta.

Carboidratos, féculas e alimentos ácidos 
Tanto os carboidratos quanto as féculas começam a digestão na boca, e por isso precisam de uma mastigação lenta e um meio alcalino. Os alimentos ácidos fazem com que o processo de digestão seja mais lento, portanto, não é recomendável adicionar tomate ao macarrão ou ao arroz, por exemplo. 

Não misturar frutas doces com frutas ácidas
As frutas doces não são compatíveis com as ácidas, quando as combinamos geram-se reacções químicas que podem prejudicar o comportamento normal do organismo. 

Molhos gordurosos em comidas
Em geral, os molhos são uma grande fonte de gorduras que fazem com que a digestão se torne mais lenta, isso acontece porque neutralizam as enzimas dos sumos gástrico, o que impede que desempenhem a sua função de maneira correcta. É recomendável reduzir ao máximo o consumo desse tipo de molho. 

Nenhum comentário: