domingo, 5 de outubro de 2014

Compressão Pneumática Intermitente

É uma técnica terapêutica utilizada em dispositivos médicos, que incluem uma bomba de ar e mangas auxiliares insufláveis, luvas ou botas num sistema projectado para melhorar a circulação venosa profunda (TVP) ou embolismo pulmonar.
Durante a utilização, (manga, luva ou bota) este ajuda a encerrar o membro que necessita de tratamento, e as linhas de pressão estão conectadas entre a manga e a bomba de ar. Quando activado, a bomba de ar enche as câmaras de ar do revestimento, a fim de comprimir os tecidos do membro, forçando desse modo os fluídos, tais como o sangue para fora da área afectada (por exemplo onde se encontra o trombo). Um curto espaço de tempo mais tarde, a pressão é reduzida, o que permite o aumento do fluxo de sangue de volta para o membro. 
O objectivo funcional principal do dispositivo é "espremer o sangue das veias profundas subjacentes que, assumindo que as válvulas são competentes, será deslocado. Quando as mangas insufláveis desinsuflar, as veias vão reconstituir com sangue. As compressões intermitentes das mangas vai garantir a circulação de sangue venoso. O dispositivo, juntamente com heparina, ajudam na prevenção de TVP e também no tratamento das mesmas.
Por conseguinte, após o tratamento com a manga de compressão pneumática intermitente e heparina, após a saída do internamento, é importante a utilização de meias de compressão e anticoagulantes.
A utilização das meias de compressão não previnem a formação de coágulos, mas ajuda a diminuir o edema (inchaço) provocado pela TVP. Já os anticoagulantes impedem a formação de coágulos no sangue (trombos).
Sei que existe este dispositivo à venda, pela informação que adquiri através dos médicos que me prestaram auxílio ronda à volta dos 500€. Nas próximas consultas irei informar-me sobre os locais onde os podemos encontrar, porque obtive resultados excelentes e é importante a sua utilização, tanto para a prevenção do aparecimento de trombos como também para o seu tratamento.

Posts relacionados com este:


Nenhum comentário: