terça-feira, 7 de outubro de 2014

Pílula sem estrogénio

Devido à TVP, a utilização da pílula é completamente impensável. A quantidade de estrogénios que estas possuem são das maiores causas de trombofilia nas mulheres. Numa consulta de Ginecologia que tive à pouco tempo, falaram-me das pílulas sem estrogénio que são próprias para quem não pode utilizar as "normais".
A pílula sem estrogénio é tomada diariamente durante os vinte e oito dias do ciclo. A sua utilização é contínua, não existindo semana de intervalo. É importante tomar a pílula à mesma hora. Em caso de esquecimento da toma de algum comprimido, e se passarem menos de doze horas desde a hora normal da toma até ao momento em que toma a pílula esquecida, a eficácia não diminui. Denomina-se "período de cobertura". Caso tenha sido ultrapassado um período superior a doze horas, a eficácia contracetiva pode ter diminuído.

Como iniciar a utilização da pílula sem estrogénio?
O médico indica qual a situação ideal para a sua utilização. Mas, a tabela seguinte, explica em que momento se deve iniciar a toma da primeira pílula sem estrogénios e se é necessário utilizar um método de barreira (preservativo) durante os primeiros sete dias.


Método contracetivo
Utilizado no mês anterior
Momento da toma da primeira pílula
Método de barreira


Não foi utilizada contraceção hormonal
Dias 1 a 5 do ciclo menstrual
Sim*
Alteração a partir de outro contracetivo hormonal combinado
Dia seguinte a ser tomado o último comprimido ativo ou no dia da remoção do anel ou do adesivo
Não
Método com apenas progestagénio (pílula só com progestagénio implante injetável)
Qualquer dia (pílula só com progestagénio), dia de remoção do implante ou de administração da injeção seguinte.
Não
Situação de pós parto ou aborto
Consulte o seu médico.
Consulte o seu médico.
*Se começou a tomar os comprimidos entre os dias 2 e 5 do seu ciclo, deve utilizar um método de barreira (preservativo) durante a toma dos primeiros 7 comprimidos do primeiro ciclo. 


A pílula (como todos sabem), não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis. Em caso de vómitos ou diarreia, a eficácia pode diminuir. É adequada para mulheres que não podem tomar estrogénios, assim como idade superior a 35 anos com problemas de tabagismo, mulheres com enxaqueca, obesidade ou hipertensão, e também pode ser utilizado por mulheres que estão a amamentar. 
A pílula sem estrogénios tem uma eficácia de 99%.



Consultem o vosso médico para saber qual a melhor forma de tomar, se necessário.

Nenhum comentário: