quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Maquilhagem

Muitas já são as pessoas que sabem que estou a tirar um curso de Estética. Por módulos comecei com o de Maquilhagem. Sempre foi um tema que me passou completamente ao lado, aliás, para mim uma base, um lápis preto e um rimel era o suficiente para ficar bonita, e era o máximo que eu conseguiria fazer. Mas tudo mudou quando comecei a estudar a fundo cada tópico, aprendi a não chamar mais rimel à máscara de pestanas, a não chamar base ao found de teint, e descobri que não existem apenas sombras em pó. Parece parvo vindo de uma rapariga, eu sei, mas sempre fui assim, nunca entendi porque é que a minha mãe demorava tanto tempo em frente ao espelho, e quando olhava para ela parecia que o que tinha feito chegava em dois minutos, tal como eu demorava a maquilhar-me! Mas não é bem assim, a maquilhagem requer prática e muitos detalhes que por vezes nos passam ao lado. Confesso que consigo maquilhar qualquer pessoa, mas auto maquilhar-me? NUNCA, tenho tentado inúmeras vezes fazê-lo e nunca sai nada de jeito, por isso desisto e vou continuar a maquilhar-me como dantes, mas, em contrapartida, comecei a ganhar gosto pelas maquilhagens e por maquilhar outras pessoas.
Como estou prestes a fazer a minha prova de avaliação deste módulo, tenho de treinar bastante, e já publiquei no meu facebook duas maquilhagens que fiz.

Esta que foi a primeira, antes de iniciar o estudo, completamente cheia de erros, o risco mal feito, mas muito simples. O objetivo era maquilhar como se fosse a mim própria, no meu dia-a-dia, ou para uma festa. Optei pelo normal, found de teint, lápis de olhos, máscara de pestanas e um gloss brilhante, apenas acrescentei a sombra branca para dar outro aspecto ao olhar, os meus olhos são verdes, as cores escuras fazem-no sobressair, por isso, como os olhos da Beatriz são castanhos acrescentei sombra branca. ERRO! O facto de ter olhos escuros não implica ter obrigatoriamente de colocar cores mais claras, aliás, olhos castanhos exigem cores que criem mais destaque tais como tons verdes ou rosa, mas suportam qualquer tipo de cor. 

Na segunda tentativa, as coisas começaram a correr melhor, após iniciar o estudo comecei a achar que era mesmo burra, e como mulher já deveria saber certas e determinadas coisas. como por exemplo o facto das sobrancelhas terem de estar sempre bem cuidadas e arranjadas, pois são estas que causa o primeiro impacto, dando ao rosto um aspecto cuidado e equilibrado, pelo que vale a pena mantê-las sempre em forma. 



E foi o que fiz à Beatriz, arranjei-lhe (pela primeira vez a ela) as sobrancelhas, ficam muito mais linda e o rosto muito mais cuidado. Uma enorme diferença que se notou logo na maquilhagem seguinte.






OLHOS ESFUMADOS
É das maquilhagens que eu mais gosto, mesmo quando é feita em tons mais claros e mais fortes. Optei, claro por tons escuros, porque para o rosto da Beatriz é o mais indicado. Muito simples de fazer, muito prático e que não nos rouba muito tempo. Desta vez tive muitos mais cuidados como fazer uma limpeza com um leite de limpeza da Nivea. De seguida uma boa hidratação da pele, e iniciei a maquilhagem, com found de teint, corretor, apliquei um pó solto, mas poderia ter optado por um pó compacto na pálpebra inferior, apliquei a sombra preta, delineei os olhos, tanto na parte superior como na parte inferior, máscara de pestanas e por fim um batom praticamente do mesmo tom de pele.

É importante para a nossa pele mantê-la sempre limpa e cuidada. Podemos sempre ter cuidados diários, ou até mesmo cuidados continuados que passam pela exfoliação uma vez por semana, uma máscara e uma higienização mais profunda que pode ser feita de seis em seis meses. São cuidados que apesar de dar um pouco mais de trabalho, valem a pena nos resultados obtidos. 

Relativamente à auto-maquilhagem, sou um zero à esquerda, completamente. 

      1- Sem maquilhagem             2- Após hidratação, found de teint,    3. Final
                                                         corretor e pó compacto.
  
A minha pele é super oleosa, tenho imensos poros, comedons (pontos negros), e tenho imensa dificuldade em encontrar um found de teint perfeito para "esconder" as minhas imperfeições. Tal como na maquilhagem que utilizei para a Beatriz, segui todos os passos, hidratei bem a pele, coloquei um creme hidratante, de seguida found de teint do mesmo tom que a minha pele, corretor e pó compacto na pálpebra superior. Blush. Delineei ambas as pálpebras com lápis preto e finalizei com uma máscara de pestanas para dar mais volume. Por fim, coloquei um batom em tons claro.

Tentei fazer sombras, olhos esfumados, tudo o que possam imaginar e nada me saiu bem, definitivamente, auto maquilhar NÃO.

Espero que tenham gostado, sei que cheguei tarde porque isto já todas sabem. Infelizmente nunca me interessei muito por este tipo de coisas, mas penso que nunca é demais falar. Fugi um pouco ao tema do meu blog e de todos os assuntos que possa falar. Mas quem em segue sabe que não sou de desistir. Maquilhagem não fazia parte dos meus planos, apenas a parte mais estética, mas ainda bem que veio pelo meio. Vou deixar fotografias de alguns produtos que tenho usado nas maquilhagens.

Beijinhos,
 Carla Salgado



Nenhum comentário: