quinta-feira, 28 de maio de 2015

As pílulas e as dúvidas!

Pois é, ultimamente têm aumentado os casos de trombose venosa profunda, assim como aparecimento de varizes em jovens, AVC, embolias pulmonares e as causas encontram-se naquelas em que nós achamos que são a nossa fonte segura para NÃO engravidar. Sempre fui a favor da pílula, tomei durante seis anos, e nem pensar em trocar por um outro método. Após nascer o Francisco, voltei a tomar a pílula, apenas duas semanas, não foi preciso mais para dar entrada no hospital e me ser diagnosticado TVP! Em todas as leituras que tenho feito acerca do assunto, e acima de tudo por ler, ouvir e ver tantos casos de jovens na mesma situação que eu, e muitas delas lavadas mesmo à morte, percebi que a pilula actualmente é feita com um enorme excesso de hormonas, e para quem não sabe, para além de nos fazer ter alterações a vários níveis físicos, relativamente ao sangue é como que um bomba. E muitas perguntam o porquê de só agora termos conhecimentos destas coisas... Não, a história de que antigamente morriam sem saber a causa não é verdade, perguntem às vossas mães se alguma vez tiveram algum tipo de problema com a pílula. A verdade é que o risco actualmente é quase duplicado em relação às mulheres que tomam contraceptivos orais de estrogénio mais antigos que contém levorgestrel, norestisterona ou norgestimeta. São nomes complicados, eu sei, mas é aqui que tudo muda. Para além de tudo isto, nunca se podem esquecer que as pílulas tem efeitos colaterais, ainda que não seja em todos os casos, mas não os devemos ignorar, tais como:

  • Cefaleias
  • Distúrbios gástrico
  • Náuseas
  • Tensão mamária
  • Variações de peso
  • Alterações de libido
  • Estados depressivos
Os melhores métodos contraceptivos são todos aqueles que não contém hormonas. O preservativo continua a estar no topo dos métodos mais eficazes, apesar de nenhum ser a 100%. Ouço várias pessoas dizerem; "ai, estou numa relação e não é nada confortável utilizar preservativo!" Que diria eu estar casada e não ter nenhuma outra solução? Não podem pensar que é desconfortável, ou que os vossos namorados/maridos não vão aceitar, a saúde está em primeiro lugar e num casal tem de ser aceite pelos dois. 
Há muitos outros métodos como é óbvio. Informem-se junto dos vossos médicos, e mesmo que eles tentem convencer-vos que a pílula é a única solução não desistem. Muitas vezes o facto de querermos esse método por não ter custos, visto que é comparticipado pode levar-nos a gastar dinheiro noutras doenças e consultas.
Informem-se e cuidem-se.


Beijinhos,
Carla Salgado

Nenhum comentário: