segunda-feira, 16 de junho de 2014

Combate às altas temperaturas na Gravidez!

Olá, 
com a chegada do Verão, os cuidados na gravidez aumentam bastante. O desconforto, as noites sem dormir, o excessivo calor que se faz sentir, numa fase final de gravidez é terrível.
Durante a gravidez, a temperatura corporal eleva-se em aproximadamente meio grau. Par nós, grávidas, o calor excessivo é um enorme incómodo, capaz de transformar pequenos desconfortos com grandes perturbações. Na altura de Verão, e para quem está no último trimestre (como eu), a época pede não só cuidados, mas também ideias para aliviar o inchaço e o cansaço intensificado pelas elevadas temperaturas.
Beber muita água e ter cuidados com a alimentação são atitudes essenciais e super importantes nesta última fase. Se a mãe está desidratada, o bebé também está.
É importante existir cuidados com o sol, para evitarmos a predisposição de manchas na pele. Evitar o sol das 10 às 15 horas, e usar o protector solar com alto factor de protecção, mas sem exageros pois o protector solar diminui a absorção de vitamina D, são os conselhos mais importantes.
O maior volume de sangue e liquido no corpo devido à gravidez, combinado ao calor e ao útero em fase final da gravidez, tornam o inchaço comum. Para mim, o uso de sapatilhas e/ou sapatos, é quase impensável pois não entram no pé.
O inchaço é provocado pela compressão do útero de mais de sete meses sobre os vasos que realizam o retorno do sangue das pernas ao coração. Como tal, é preciso ter muito cuidado para sabermos se o inchaço não é provocado pela elevada pressão arterial, o que pode ser perigoso. É importante nas consultas pré-natal conversarmos acerca do assunto com o nosso médico para saber se existe, ou não, o risco de pré-eclâmpsia, que dá origem às varizes. Para evitar o inchaço é importante alternar entre as posições em pé e sentada durante o dia, como também elevar as pernas, principalmente à noite para activar a circulação.
Agora vá lá mamãs, não sejam preguiçosas como eu, e vamos começar a ter cuidados, a gravidez é uma fase bastante gratificante na vida de uma mulher, mas exige bastantes cuidados...




Beijinhos e pontapés,
Carla Salgado

Nenhum comentário: